terça-feira, junho 09, 2009

Blogando em Oficina

[men.JPG]

Na última terça-feira (17), em razão do calendário de recepção aos FERAS 2009, ministrei uma Oficina de Weblog para alunos novatos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Com o gás característico de recém-chegados ao mundo acadêmico, os jovens – que, em média, tinham 17 anos – ouviram atentos todas as explicações que eu, no topo dos meus 24, tinha a lhes dar. Após uma breve explanação sobre o contexto histórico em que os blogs surgiram, a importância deles para a comunicação contemporânea e blablablá, os alunos puderam, ao final da Oficina, produzir sua própria página virtual, relacionada à 9ª Semana dos Estudantes de Comunicação, Secom 2009.

O resultado da “aula” pode ser acessado através do endereço: www.bastidoresdasecom.blogspot.com. Usamos um modelo de blog mais ligado às novas tendências: contendo três colunas. Mas já há layouts moderníssimos com quatro, cinco e até seis separações. Quem tiver interesse de mudar a cara do seu, indico o site BTemplates. Todos os modelos são compatíveis com o Blogspot.

É claro que eu não posso deixar de desejar boa sorte para todos os participantes da Oficina. Que eles tenham entrado na faculdade com o intuito de remover a poeira do jornalismo velho e caduco, adequando novas técnicas de informação e comunicação ao novo mundo que já temos e não é mais como antigamente. E isso não quer dizer acabar com jornais impressos, rádios, revistas, canais abertos, gibis e afins – entendam-me bem, por favor. Falo de um “fazer” diferente, e sei que muita gente compreende.

Ah, e o mais importante: que, chegando ao mercado de trabalho, eles encontrem pessoas dispostas a praticar menos o velho jornalismo em dias tão atuais. Que Pierre Lévy os proteja! Amém.

(Original publicado em 18.02.009)

Nenhum comentário: