quinta-feira, julho 15, 2010

Imprensa imprensada: goleiro ou ex-goleiro?

Depois que o Flamengo divulgou em nota oficial a suspensão do contrato de trabalho do atleta Bruno (sic), suspeito de participação no assassinato de Eliza Samudio – sua ex-amante, sim senhor! – eis que me surge uma dúvida em relação ao tratamento que a imprensa deve dar a ele quando quer, ou precisa, fazer referência ao time.

Bruno é:
1) Ex-goleiro do Flamengo – e a palavra suspensão, neste caso, equivale a uma forma branda de dizer desligamento.
2) Goleiro do Flamengo – pois suspensão e desligamento não são sinônimos. Num exemplo simples: quando um aluno é suspenso de uma escola ele não deixa de ser aluno daquela instituição, apenas fica afastado dela por um determinado período.

Eu sei que clubes de futebol não são instituições de ensino, contratos não são matrículas e que o “afastamento” do goleiro Bruno ultrapassa os limites do setor educacional. Mas guardadas as proporções, a dúvida permanece, inclusive porque sites, blogs, jornais de papel e de tevê continuam de forma contraditória se referindo a ele das duas maneiras. (Seguem exemplos aqui e aqui).

O leitor o que acha: Bruno é goleiro ou ex-goleiro do Flamengo?

SIGA NO TWITTER:

Imagem: Google Imagens.

4 comentários:

Sandro Jedrzejczyk disse...

VAMOS POR PARTES PARA DEIXAR TUDO EXPLICADO.

QUANDO UM CLUBE DE FUTEBOL, NO CASO EM QUESTÃO, O FLAMENGO PUBLICOU EM NOTA OFICIAL QUE O BRUNO NÃO É MAIS GOLEIRO DO TIME É PORQUE ELE NÃO FAZ MAIS PARTE DO ELENCO, NÃO TEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO E NÃO PODE MAIS SER USADO A IMAGEM DO TIME COM O ATLETA.

QUEM É JORNALISTA ESPORTIVO COMO EU SABE DISSO, AGORA SE A MAIORIA NÃO ESTA FAZENDO ISSO EU NÃO CONSIGO ENTENDER.

NO SEU TEXTO, QUANDO VC DIZ QUE O BRUNO É... O MAIS CORRETO E INDICADO É A PRIMEIRA OPÇÃO, ELE HOJE É EX-GOLEIRO.

EU CONSEGUI TIRAR E SUA DÚVIDA E SER CLARO. QUALQUER COISA É SÓ ME PERGUNTAR VIU.

Isolda Herculano disse...

Oi, Sandro, obrigada pela participação. É que a própria nota do Flamengo diz: "[o clube] vem comunicar a suspensão do contrato de trabalho do atleta Bruno Souza, até que os fatos sejam inteiramente apurados".

Ou seja, deixou uma lacuna. Por isso a dúvida. Em nenhum momento foi dito: "Bruno não é mais o goleiro do time". Entende?

Rafael Belo disse...

o atleta suspenso. Creio eu, querida, que o mais correto seja não eliminar a profissão de goleiro do Bruno... rs Ele continua a ser goleiro, mas não do Flamengo ele é sim ex-jogador do Flamengo... enfim acho que não ajudei hauahau beijos bela

Isolda Herculano disse...

Oi Rafa. Minha opinião pessoal também é de que Bruno é EX-GOLEIRO DO FLAMENGO, embora continue sendo goleiro por profissão - como um jornalista desempregado continua sendo jornalista.

Agora, permaneço achando que o clube foi pouco claro com a real situação dele. Por medo de fazer um julgamento antecipado do atleta, talvez. E essa deve ser uma das causas dessa confusão no uso dos termos "goleiro" e "ex-goleiro".

Perguntei no twitter @flamengo se Bruno deve ser tratado pela imprensa como goleiro ou ex-goleiro do clube e eles não responderam. Como dizemos aqui no Nordeste: "tão correndo de confusão".

Abraço, amigo.