sexta-feira, julho 16, 2010

Pergunta do leitor: blog dá futuro?

Essa semana uma amiga jornalista estreante na blogosfera me lançou uma pergunta que achei por bem compartilhar: blog dá futuro? Posso responder com base na minha experiência pessoal com os blogs (tenho dois além deste, para conhecer clique aqui e aqui). É claro que não foi ela a primeira a levantar a questão e geralmente a palavra “futuro” para casos assim faz referência ao retorno financeiro e/ou visibilidade profissional. Então, através de dicas curtas vou procurar me ater a essas duas variantes, sempre focando em jornalistas principiantes.

Blogs dão retorno financeiro: para pouquíssimas pessoas. Portanto, não recomendo a quem tem um empreguinho fixo e com salário razoável que largue tudo de mão pelo sonho de labutar de pijamas em casa na frente do computador (e a “rotina” de um bom blogueiro não deve se resumir a isso). A não ser que haja um planejamento sério e a quimera já tenha dado lugar a um objetivo encorpado com plano de gestão (!) e metas a cumprir debaixo do braço. A boa notícia é que trabalhar, em um veículo de comunicação qualquer ou em assessorias, e blogar são atividades compatíveis. Combiná-las vai produzir um ótimo efeito na vida do profissional.

Um bom blog pode dar ao blogueiro uma boa visibilidade profissional. Para isso, porém, são necessárias atividades acopladas. Acho que a principal delas é expandir os contatos através de redes sociais – ferramentas que traçam relações através da afinidade – e ainda trazer seus contatos “reais” para o “mundo virtual”. Quando, por exemplo, há o desejo de escrever um blog especificamente sobre jornalismo ambiental, o primeiro passo é ganhar adeptos da ideia através de fóruns, comunidades, visitando outros blogs que discutem o tema etc. A criatividade de cada um conta muito na hora de produzir um conteúdo que faça com que o visitante tenha vontade de voltar outro dia e volte.

Existem milhares de dicas que podem ser dadas a respeito do assunto. Eu gostaria de dar todas aqui, mas faltaria tempo e experiência, claro, pois a blogosfera é um mundo novo a cada dia. Destaco pontinhos que acho fundamental para construir a credibilidade de um blog diante do seu público leitor: um bom texto, um layout agradável, ideias compatíveis com a realidade, a leitura dos fatos nas entrelinhas, boas fontes, assiduidade, a possibilidade de diálogo (através dos comentários, enquetes etc.) e um olhar diferenciado sobre a vida (das conversas de ponto de ônibus aos badalados bastidores da notícia). Por que no caminho sempre se pode encontrar uma bela pauta e/ou um belo post.

Ah, se blogar dá futuro? Futuros são sempre incertos. O que a blogosfera vai lhe trazer hoje é a possibilidade de um bom presente.

4 comentários:

Elmar Herculano disse...

Seu argumento foi providencial Isolda. É preciso que pensemos um pouco (ou muito) no agora, e não apenas numa terra distante na qual nem sabemos se algum dia aportaremos. Como já disse alguém:"as crianças são o presente e não o futuro desse país."
MININA SABIDA!
Beijos!

Notícias coisas e tal ........... disse...

Isolda, gostei da resposta:"o que a blogosefera vai lhe trazer hoje é a possibilidade de um bom presente". Concordo com você. É nesse sentido que quero apostar..construir um melhor presente a cada dia, sempre visando num bom futuro.

Rafael Belo disse...

Boas e certeiras dicas, querida. Com o tempo e os relacionamentos presentes o que é bom permanece e se expande no 'post a post' rs. beijos bela ótimo fim de semana.

Do nada para o nada! disse...

Gostei muito desse post. Sério mesmo. Como sabes já tentei ter blogs com a sua ajuda, no entanto um ponto fundamental eu não tinha - assiduidade. Sempre que chegava e pensava em postar alguma coisa olhava para minha rede e catapluft, caia nela....
Mas para os proncipiantes aconselho seguir as dicas dessa ótima blogueira que é Isolda.
Com odiz seu pai: minina sabida....kkkk
gostei.