terça-feira, outubro 26, 2010

Assessoria: escolhas erradas

Circulando pelos sites locais hoje, uma das notícias que me chamou atenção – relacionada ao trabalho de assessoria de imprensa – diz respeito ao lançamento do projeto City Tour, que homenageia os 86 anos de Arapiraca, maior município do interior de Alagoas.

Deixando o texto de lado, a foto (em destaque neste post) escolhida pela assessoria para ilustrar a reportagem atingiria o fim de divulgar o serviço, enaltecendo o assessorado – no caso, a prefeitura – não fosse um detalhe: a expressão facial do prefeito Luciano Barbosa. Apático. Desanimado. Claro que fotografias refletem momentos que muitas vezes duram uma fração de segundo. Não acredito que Barbosa segurou a cara amuada a viagem inteira, portanto, o registro enviado aos veículos de comunicação – casado com o título escolhido pelo site, “Em clima de festa da emancipação City Tour é lançado” – deveria ter sido outro.

Mas a observação que segue não é apenas minha – que sou jornalista e atuo em assessoria, profissional e academicamente – já que muitos leitores notaram a falta de sintonia entre fotografia e texto, alguns até deixando opiniões expressas no formulário de comentários. Seguem algumas:

Nem o PREFEITO GOSTOU em 26/10/2010 às 11:39
Mas pelo visto,nem o Prefeito Luciano Barbosa gostou da ideia.Olha a cara de "alegria" dele na foto...porque será que ele tá com a cara feia? Será que durante a passagem do ônibus pela cidade ele viu algo que não gostou?

ED em 26/10/2010 às 13:28
LUCIANO SE ANIME QUE O LESSA VAI GANHAR.

mario capetinha em 26/10/2010 às 10:22
Por que essa cara fechada prefeito? Sorria!Vc tem muito a comemorar! Arapiraca está linda.

Sem ironias e com respeito aos assessores da prefeitura de Arapiraca – que, aliás, não conheço – testemunho e atesto: é fundamental aprender com os erros dos outros.

Link: reportagem original no site da prefeitura de Arapiraca.
Imagem: divulgação.

2 comentários:

maikelmarques.com disse...

Concordo com suas observações. De fato, poderiam ter encontrado foto em que o prefeito apareça sorridente.

Rafael Belo disse...

Aprendendo... OO alegria rs poderiam então terem criatividade no título festa é coisa séria para prefeito rs Atenção sempre pode acerta todos os dias, mas se u mdia sequenciar erros pdoe ser demitido bjs querida saudades voltei rsrs